domingo, 6 de fevereiro de 2011

Pearl Jam

A banda americana, oriunda de Seattle e um dos principais grupos do movimento Grunge, formou-se em 1990. Os seus elementos foram sempre os mesmos excepto na bateria, na qual já houve cinco diferentes bateristas (Dave Krusen, Matt Chamberlain, Dave Abbruzzese, Jack Irons e o actual - Matt Cameron). A formação actual é a seguinte:
- Eddie Vedder (líder da banda, voz, guitarra, harmónica)
- Mike McCready (guitarra solo)
- Stone Gossard (guitarra ritmo, back voices)
- Jeff Ament (baixo, back voices)
- Matt Cameron (bateria, back voices).

Stone Gossard e Jeff Ament eram membros da banda Green River, em meados da década de 80, mas o grupo acabaria por desmantelar-se em 1987. Os mesmos dois músicos juntaram-se a Andrew Wood e criaram a banda Mother Love Bone. Ainda assinaram contracto com uma editora, mas Andrew morreu quatro meses depois com uma overdose de heroína. Pouco tempo depois, Stone começou a tocar umas coisas com o guitarrista Mike McCready, Ament juntou-se a eles. Gravaram uma demo de cinco músicas e enviaram ao baterista Jack Irons, e este por sua vez mostrou-a a um amigo surfista que trabalhava numa bomba de gasolina de San Diego - Edward Louis Severson III, mais conhecido por Eddie Vedder, que era vocalista da banda amadora Bad Radio. Eddie gravou a voz por cima das demos e enviou de volta para Seattle. Os três membros da banda ficaram impressionados e chamaram-no para uma audição. Na semana seguinte, Vedder era oficialmente da banda. Com a 'contratação' de Dave Krusen, a banda assumiu o nome de Mookie Blaylock, nome do jogador de basquetebol dos Chicago Bulls, jogador que todos simpatizavam. Após darem o seu primeiro concerto, em Seattle no Off Ramp Café, assinaram contracto com a Epic. Por questões de direito de autor tiveram de mudar o nome. O nome Pearl Jam foi o escolhido. Existem várias teorias para o motivo deste nome. A mais famosa é que a bisavó de Eddie chamava-se Pearl e fazia uma geleia (Jam) maravilhosa. Outra é que quando estavam a escolher, Jeff Ament disse 'Pearl' e depois os membros da banda assistiram a um concerto do Neil Young, onde ele fez uma Jam Session de 15 a 20 minutos.
Em Março de 1991 os Pearl Jam começaram a gravar o Ten, o primeiro álbum da banda, e também o que teve mais sucesso. Em Maio, Dave Krusen abandonou o grupo, para ir para uma clínica de reabilitação, sendo substituído por Matt Chamberlain, que tocou em alguns concertos e apareceu no videoclip da 'Alive'. Chamberlain saiu para ir para a Saturday Night Live Band, e sugeriu Dave Abbruzzese para o substituir, o que aconteceu. Abbruzzese tocou o resto da tour de Ten (nome dado em homenagem ao número na camisola de Mookie Blaylock). O sucesso de Ten foi inesperado, vendendo cerca de 10 milhões de álbuns nos EUA e 15 milhões no mundo inteiro, e estando mais de dois anos nas tabelas da Billboard, e ainda 13 vezes platina, ou seja, disco de diamante.
A banda recebeu muitos prémios nesta altura da sua carreira, principalmente prémios da MTV.
Em 1993 editaram VS, um álbum mais duro e mais pesado que Ten, seguido de Vitalogy no ano seguinte, que é o contrário do VS, muito mais calmo, com poucas músicas mais rockeiras. Vitalogy foi mesmo o segundo CD mais rapidamente vendido de sempre, com 877000 exemplares vendidos numa semana. Depois de editarem Vitalogy, Abbruzzese saiu da banda por estar sempre a contestar as decisões, e foi substituído por Jack Irons, que lá permaneceu até 1998.
Seguiu-se No Code, em 1996. Neste período os Pearl Jam perderam alguma notoriedade, que só viriam a recuperar 10 anos depois. Yield, em 1998, e Binaural, em 2000, foram os álbuns seguintes. Matt Cameron viria a ocupar o lugar deixado por Jack Irons e Cameron viria ainda a tempo de gravar Binaural.
Os Pearl Jam iam mesmo acabando depois de, em 2000, serem 'cúmplices' de uma tragédia. No Festival de Rosklide, na Dinamarca, 9 fãs morreram esmagados durante um concerto da banda. Fizeram uma paragem, mas conseguiram recuperar mentalmente e voltaram à carga, editando Riot Act em 2002. Mais um álbum que não teve muito sucesso, que marcou a entrada do teclista Boom Gaspar na banda, não sendo membro oficial.
O sucesso alcançado em princípio dos anos 90 voltaria a ser alcançado em 2006, quando os Pearl Jam editaram o álbum homónimo. Com uma sonoridade mais madura, com fantásticos riff's, a banda voltou aos top's mundiais, como foi o caso em Portugal. Um disco mais recente, em 2009, teve ainda mais vendas que Pearl Jam e viria a comprovar que a banda está de volta. Recentemente, editaram o Live on Ten Legs, que retratam os melhores momentos dos concertos entre 2003 e 2010 em 18 músicas.

Melhores músicas - Alive, Even Flow, Release, Once, Oceans, Jeremy, Black, State of Love and Trust, Yellow Ledbetter, Go, Animal, Better Man, Lukin, Do The Evolution, Last Kiss, Save You, World Wide Suicide, Life Wasted, Gone, Big Wave, The Fixer, Amongst the Waves, Unthought Known e Just Breathe.

Melhores álbuns - Ten, VS, Vitalogy, Pearl Jam e Ten.

Sem comentários:

Enviar um comentário